sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Segurança é palavra de ordem no carnaval da Região dos Lagos

Guardas Municipais se preparam para o Carnaval
Foto Walmor Freitas (Ascom Cabo Frio)
O carnaval nas cidades da Região dos Lagos promete ser diferente. Este ano algumas cidades reforçaram a segurança e fizeram planos de ação para garantir a tranquilidade dos foliões. Arraial do Cabo reuniu uma força tarefa das principais secretarias responsáveis pelo ordenamento no município. A secretaria de Turismo vai fazer uma triagem dos veículos em três pontos, no Pórtico, na Praça do Guarani e no calçadão da Praia dos Anjos. O objetivo é coibir o transporte de turismo clandestino, e orientar os motoristas.

A Ordem Pública deve contar com 70 guardas municipais por dia, além de oito profissionais do Departamento de Defesa Civil e 14 guarda-vidas nos distritos e 16 nas praias da cidade. Alterações no trânsito também serão feitas para não engarrafar o trânsito.  A Rua Arthur Bernardes vira mão única sentido descida da Praia Grande e a orla passa a ser circular no sentido oposto. Na Praia dos Anjos, o trevo do borracheiro entre as ruas Luiz Correa e a Av. Liberdade permanece fechado. A Fiscalização e Postura ajudarão a vistoriar carros de som, desde 2006, uma lei municipal proíbe o som alto em carros estacionados nas ruas.

Pelo menos 88 profissionais da secretaria de Serviços Públicos, vão se dividir para realizar os serviços de jardinagem, limpeza dos banheiros públicos da orla e limpeza da cidade. O setor administrativo da secretaria também estará de plantão, com 17 funcionários nas ruas. A limpeza das praias e recolhimento das caçambas vai ser feito pelos funcionários da Ecatur. O trabalho começa às 5h. O estacionamento fica sob a responsabilidade da ESAC, que vai dobrar o efetivo para 60 pessoas.

Cabo Frio vai ter ‘Carnaval Inesquecível’

Com o slogan ‘Carnaval Inesquecível, Cabo Frio quer incluir a segurança durante a diversão dos moradores e turistas. Para isso, diversas mudanças vão ser feitas, entre as rotas, que serão alteradas em função da passagem dos blocos. O trânsito na orla da Praia do Forte já está bloqueado. A Guarda Municipal determinou que a partir desta sexta-feira (28), não será permitido o estacionamento de veículos durante em toda a orla da praia.

Agentes de trânsito vão monitorar o acesso, que será limitado aos moradores do bairro. A proibição vai até o dia 9 de março, último dia de festividades. As ruas estarão fechadas a partir das 14 horas. A relação é a seguinte: Rua Urano, Av. João Pessoa, Rua Professora Ismar Gomes de Azevedo, Avenida 13 de Novembro, Rua Tamoios, Rua Francisco Mendes, Avenida Nilo Peçanha, Avenida Antonio Feliciano de Almeida, Rua do Céu e Rua Tijuca. A Avenida do Contorno também terá acessos fechados no cruzamento com a Rua Almirante Barroso, na Passagem, e nas proximidades do Hotel Caribe, na Vila Nova.

Foto Divulgação
 “No distrito de Tamoios, 20 homens e cinco viaturas vão fiscalizar o trânsito durante os dias de folia. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tamoios e o Centro de Unamar, também vão ser monitoradas. Cada local vai contar com o apoio de uma viatura" Disse o superintendente da Guarda Municipal, Gerson Luiz de Carvalho. A Polícia Militar vai receber cerca de 200 homens do Rio de Janeiro, para atender as áreas de abrangência do 25º BPM. "Ainda estamos analisando como será feito o patrulhamento, e quais regiões merecem mais atenção. Mas acredito que teremos tudo resolvido para o carnaval." Revelou o tenente-coronel Ruy França.

Multa para mijões

Para evitar o desagradável cheio de ‘xixi’, e a falta de educação de alguns foliões, a prefeitura de Cabo Frio vai multar, quem não usar os banheiros. A lei é de autoria do vereador Taylor Jasmim e foi aprovada pela Câmara Municipal em 13 de março de 2013. A punição prevê uma advertência, ao cidadão. Sendo aplicada ainda, aplicada cobrança de 10 cestas básicas para uma instituição, escolhida pelo Conselho Municipal de Assistência Social.

Se o caso se repetir, o indivíduo terá que pagar multa de R$ 2.547, e se ainda insistir, a pessoa pode pagar mais de R$ 7.620 aos cofres públicos. “A medida atende um pedido antigo dos comerciantes, que sempre têm que lavar a fachada e frente das lojas, por conta do forte cheiro de urina, deixada por pedestres durante a noite”, contou o vereador Taylor Jasmim.

Segurança em terra e no mar

Foto Divulgação
Motoristas devem ter atenção redobrada nas estradas da região. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) montou um esquema especial para o carnaval, e vai emitir multas à distância. A operação termina na quarta-feira de cinzas. O Centro de Operações do DER-RJ vai receber imagens das câmeras das concessionárias para análise e aplicação de multa, ampliando o alcance e controle nas vias do estado. Durante a ação, equipes com fiscalização estática de dia como de noite vão monitorar os motoristas que ingeriram bebidas alcoólicas nas proximidades das estradas estaduais.

 Além da verificação do teor alcoólico, o DER-RJ e o Batalhão da Polícia Rodoviária irão abordar aleatoriamente os veículos, sujeitos às sanções previstas em leis. Irregularidades em documentações do carro ou do condutor podem causar desde a perda de carteiras ao recolhimento do automóvel para pátios dos órgãos. Somado a isto, tem ainda o banco de dados do DER integrado ao do DETRAN, com consulta instantânea dos fiscais que farão rondas nos dias de carnaval. A operação contará com cerca de 240 policias e 39 viaturas, entre elas motocicletas, reboque e caminhão para apreensão de animais. O efetivo utilizado dará suporte ao que já é escalado diariamente em condições normais, contando ainda com a utilização de radares portáteis e bafômetros.

Bombeiros em alerta

O efetivo do Corpo de Bombeiro já está pronto para atender a demanda de carnaval, segundo o tenente-coronel Leonardo Curi, responsável pelo batalhão de Cabo Frio, que atende outras cidades vizinhas. "Vamos trabalhar com mais 100 homens, além das 60 pessoas, que trabalham diariamente no batalhão. Vai ser uma experiência integrada, em conjunto com os destacamentos de São Pedro da Aldeia e Armação dos Búzios" comentou.

Foto Divulgação
Três carros vão estar disponíveis, para socorro entre Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio, a unidade base do Corpo de Bombeiros, e um veículo no trevo de Arraial do Cabo. Outros carros vão acompanhar a saída dos blocos e dos trios-elétricos. Nas praias, o Corpo de Bombeiros terá mais 10 guarda-vidas, que vão se revezar na Praia do Forte, Santo Antônio, Peró e nas praias de Arraial do Cabo. "As sinalizações serão reforçadas, bandeiras vermelhas, amarelas e verdes, que indicam as condições do mar vão ser fixadas em pontos estratégicos, para alertar os banhistas sobre as condições do mar" Completou o comandante Curi.

Vigilância marítima

Foto Divulgação
A Guarda Marítima vai reforçar a fiscalização de veículos e práticas de esportes nas praias. Durante a apresentação e revista da corporação, o comandante Sergio Guedes ressaltou aos agentes a importância do trabalho de orientação a banhistas, ambulantes e prestadores de serviços náuticos como aluguel de brinquedos aquáticos, Jet-ski, dentre outros. “É importante lembrar que o direito coletivo prevalece sobre o direito individual, por isso, vamos cumprir o que determina a lei municipal 1.735 de ordenamento da praia” disse.

As brincadeiras de frescobol e altinho, comuns à beira da praia, não terão vez neste carnaval. Segundo o comandante Guedes, os jogos podem machucar pessoas que passam pela praia, e por isso serão coibidos pelos agentes. Em casos mais graves, até a força policial pode ser acionada.

Por Lorena Brites :: UVA PASSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário