sábado, 8 de março de 2014

Adaptação dos atletas para os Jogos de Inverno gera acidentes e discussão

A competição de inverno não trouxe somente felicidade aos atletas e torcedores brasileiros. Em janeiro de 2014, Laís Souza, ginasta brasileira que participou de dois Jogos Olímpicos, sofreu um acidente enquanto treinava em Salt Lake City, em Utah, nos Estados Unidos, para os Jogos Olímpicos de Sochi. Em busca de uma vaga na disputa de Aéreos do Esqui Estilo Livre, a atleta sofreu uma torção na coluna depois de uma queda. A situação era grave, com necessidade de cirurgia e risco de morte. Ainda em Utah,  Lais foi submetida a uma cirurgia, pois não mexia braços e pernas.



No dia 5 de fevereiro, foi transferida para o hospital da Universidade de Miami para ser tratada no “The Miami Project to Cure Paralysis”. Lá, conseguiu mover os ombros e mostrou sensibilidade na parte superior do braço e do tórax. Na quinta-feira (20/02) a atleta deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Memorial da Universidade de Miami e foi transferida para a semi-intensiva. Segundo informações obtidas pelo globoesporte.com, os médicos declararam que o quadro da atleta é estável. Em entrevista concedida ao mesmo site, o Dr. Antonio Marttos JR, médico do Time Brasil e da Universidade de Miami declarou que “A primeira grande vitória é conseguir respirar sozinha. A Lais ainda tem uma traqueostomia conectada a oxigênio, mas está conseguindo respirar sem se cansar. Nessa nova etapa do tratamento, vamos dar ênfase à manutenção dessa capacidade e à recuperação da parte hemodinâmica. Ela tem uma pequena válvula acoplada à traqueostomia, que permite a ela falar normalmente. A Lais  surpreende e emociona a toda a equipe de saúde diariamente, com sua determinação e pensamento positivo. Lais é a paciente mais forte que eu já tratei”.

Com a ausência de atletas especializados em esportes de gelo, é comum que alguns atletas de outras modalidades tenham que se adaptar e treinem para competir nas Olimpíadas de Inverno. Essa transição de atletas de esportes de verão para os esportes de gelo gerou  discussão após o acidente da Laís.

Em entrevista concedida ao Globo Esporte, da Rede Globo, o ex-atleta Hans Egger, explica que os ginastas são escolhidos para o esqui aéreo, pois eles já têm uma noção tridimensional do movimento e que, para ele, o esqui aéreo nada mais é do que saltos ornamentais na neve, por isso foi criada essa estratégia de recrutar ginastas para os esportes de gelo. “Seria interessante o Brasil participar de mais um esporte de neve e se viu a possibilidade da coisa dar certo e abrir as portas para que próximas gerações de ginastas pudessem seguir nesse projeto” - disse o ex-esquiador.

Já para o também ex-esquiador André Spinola, que participou de três mundiais de esqui alpino, a maturidade e a experiência necessária para se competir com segurança e com chances de obter bons resultados não são alcançadas de forma tão rápida. Ele acredita que é um erro achar que só por ser um grande em um esporte de verão, o competidor será também um campeão na neve. - opina André na mesma reportagem.

Josi e Lais participaram em 2013 da Copa do 
Mundo de esqui aéreo (Foto: Divulgação)
A também ginasta brasileira, Josi Santos competiu no lugar da Lais, e conseguiu executar de forma correta os dois saltos na prova do esqui estilo livre, terminando na 22ª segunda colocação entre os 23 competidores. Ao terminar seus saltos, fez a letra “L” com os dedos das mãos em homenagem a amiga e gritou “Laís, força!”

Os problemas não pararam por aí. No último domingo, 23 de fevereiro, as atletas Fabiana Santos e Larissa Antunes passaram por um susto. A dupla, que faz parte da equipe brasileira de bobsled, desceu a pista do Complexo Sanki quando o trenó virou na curva 11. É a primeira vez que o Brasil tem representantes femininos do esporte nas Olimpíadas e o acidente aconteceu durante o treino da titular Fernanda com a reserva Larissa. Após o acidente, as atletas deixaram o trenó andando, foram avaliadas pela equipe médica e passam bem. 

Por Walkiria Souza, Paula Zózimo e Jaline Brito

Leia mais sobre as Olimpíadas de Sochi2014 em:
http://auvapassa.blogspot.com.br/2014/03/brasil-conquistou-espaco-nas-olimpiadas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário