![]() |
League os Legends se tornou uma febre mundial |
Hoje em dia, o ato de jogar videogame está tomando novas proporções. Com as tecnologias de comunicação e interfaces cada vez mais simples, que facilitam o uso dos jogadores, o mundo dos games online cresce de forma significativa em todos os aspectos. Nessa realidade, surge um novo conceito para que seja revista a visão de um game: o chamado e-sport, ou seja, o game como esporte.
A inteligência nos esportes são cada vez mais exigidas. Envolvendo atividade física ou não, pode se considerar que, fazer táticas, traçar caminhos alternativos, escolher as melhores armas para cada momento, saber utilizar da mecânica do instrumento em mãos e, principalmente, competir nesse ambiente, em equipe, ao vivo com outras pessoas seja uma atividade um tanto de caráter esportivo, assim como uma partida de futebol, ou um intenso duelo de xadrez.
Segundo Ian Queiroz, de 23 anos, que há dois joga o game League of Legends, mundialmente conhecido como LOL, "o termo e-sport vem do inglês eletronic sport (esporte eletrônico) e possui esse nome já que é necessário equipamentos eletrônicos para que esses esportes sejam realizados, como computadores, videogames e etc”. Ele completa: "Funciona exatamente como futebol ou vôlei: você tem pessoas se enfrentando num desafio tático e psicológico, onde a velocidade de raciocínio e as tomadas de decisão irão levar um dos times à vitória. Não temos um esforço físico considerável no e-sport, assim como não temos no xadrez, por exemplo, mas o espírito de competitividade é o mesmo", explicou.
O League of Legends foi desenvolvido pela empresa Riot Games e tem se tornado um fenômeno mundial do mundo dos games online, sendo um dos grandes responsáveis pelo crescimento da modalidade. O game atrai cada vez mais a atenção do público internauta, além de ter grandes patrocinadores que financiam times para disputarem competições em grandes eventos, com notoriedade mundial. Para se ter noção, a última final do mundial de LOL foi realizada ano passado, no Staples Center, em Los Angeles, onde, segundo o site tecmundo, havia 16 mil pessoas presentes e uma transmissão ao vivo para 32 milhões de pessoas ao redor do mundo. (Veja a abertura no vídeo ao lado)
De acordo com Bruno Vasone, gerente de comunidade e e-sports da Riot Games, em entrevista para o canal do Zangado (LINK DO CANAL DO CARA), “o LOL é um jogo de ação e estratégia, onde você joga com equipes de cinco jogadores contra cinco, com o objetivo de destruir a base adversária. São mais de 100 campeões (personagens) e cada um tem um estilo único de jogo e as combinações entre os campeões no time são o fator diferencial do LOL”.
Com a tecnologia cada vez maior, as distâncias são reduzidas, e as possibilidades, aumentadas gradativamente. Nesse movimento, se quebra a barreira linear de que tudo o que acontece está na televisão. Hoje em dia, as coisas já mudaram bastante.
"É engraçado que quem não está no meio se surpreende quando vê pessoas, desde adolescentes de 13 anos a adultos de 27, se sentam no sofá para assistir um torneio de videogame. E se surpreendem ainda mais quando descobrem que nesses torneios temos uma estrutura de transmissão que conta com narradores, comentaristas, entrevistadores, plateias presenciais que lotam estádios e jogadores famosos que carregam uma legião de fãs" -, conclui Ian.
Por Danilo Perrote :: UVA PASSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário