sexta-feira, 18 de abril de 2014

O feriado prolongado segundo o comércio de Cabo Frio: bom ou ruim?

Comerciantes falam sobre o movimento em seus estabelecimentos durante o feriado

Em virtude do feriado prolongado da Semana Santa, juntando Tiradentes e São Jorge, a Região dos Lagos estará com inúmeros eventos e o fluxo de turistas será intenso, devido aos pontos turísticos que toda a região obtem. Por isso, os comerciantes de pontos turísticos tem mais visibilidade e lucram mais, outros sofrem com os feriados, inclusive as farmácias, pela falta de pacientes nos hospitais, que procuram medicamentos e consultas após o feriado. O vendedor de pipocas consegue uma renda boa, a sorveteria, no Boulevard Canal, fatura bastante, e a Padaria sente uma melhora, mas nada mais do que 10% de lucratividade, no bairro São Cristóvão, em Cabo Frio.


Para Evandro, vendedor de pipoca no centro de Cabo Frio, os feriados, principalmente o prolongado, dá uma renda boa para a sua renda. “Os feriados ajudam, pois me encontro num ponto turístico da cidade de Cabo Frio, e por estar no centro da cidade, acabo faturando mais com a chegada dos turistas. Quando não tem feriados o movimento é baixo, o que nos faz ter um crescimento maior são justamente os feriados prolongados, como a Semana Santa.” Resume Evandro.

Dificuldades
Silvia é empresária de uma farmácia e padaria, uma ao lado da outra,  no bairro São Cristovão. Ela disse que na Farmácia, não vê uma melhora, só prejuízo, durante o feriado. “Num ramo como o farmacêutico, eu não vejo melhoria em nada, pelo contrário, diminui bastante o faturamento, devido a procura dos pacientes as consultas ambulatoriais, após o feriado. O bairro do São Cristovão sobrevive financeiramente com a movimentação da população local. Porque quando o cliente chega, ele procura outros lugares para se divertir, como, por exemplo, Arraial do Cabo e Búzios, pois o bairro do São Cristovão é um local constituído, em sua maioria, unicamente de moradores fixos. Na Padaria, eu vejo um pouco de melhora. Mas nada além de 5, 10 por cento.” Relata a empresária.

Turismo diferenciado
Para Graça, representante de vendas no Boulevard Canal o turismo da semana santa consome mais do que no período de carnaval. “O feriado prolongado é bom porque atrai bastante turista. Esse tipo de feriado, como a Semana Santa, atrai famílias. Diferente do Carnaval, que geralmente o público é composto por jovens. Dessa forma, esse feriado é mais benéfico, pois os turistas consomem mais do que aqueles turistas que vem para curtir a folia. O comércio sobrevive das pessoas da localidade, mas ele tem um crescimento maior quando tem um feriado prolongado, pois os turistas que vem para a cidade, num feriado como a Semana Santa, vem para consumir, ou seja, usufruir de todas as coisas boas que a cidade tem.” Afirma Graça.

Por Artur Rangel e Daniel Sant’Anna :: UVA PASSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário