segunda-feira, 2 de junho de 2014

Vida saudável: Tabus, dificuldades, formas e sua importância


Créditos Chandra Santos
 Atualmente existe certa dificuldade do ser humano manter uma vida mais saudável. Dizia-se que: “antigamente as pessoas tinham uma vida mais saudável…”E pode-se perceber que isso mudou com o decorrer do tempo. Porém não é algo que não possa ser revertido, só que é necessário terconsciência, força de vontade, e querer procurar ter uma vida melhor para si, pro seu próprio bem-estar. A vida cotidiana está cada vez mais corrida, com tempos curtos, limitados. A falta de tempo acaba sendo um fator prejudicial a saúde de muitas pessoas que,ao invés de se preocuparem com a saúde, acabam dando mais valor as suas tarefas rotineiras.Se esquecem de cuidar da sua alimentação e acabam por possibilitar inúmeros problemas de saúde,também negligenciam a prática da atividade física e até mesmo de uma boa noite de sono.


Algo que as pessoas deveriam frizar em suas mentes, é que não adianta viver uma vida feita de “dieta pra lá, dieta pra cá”. É necessário que exista uma constância no cuidado com a alimentação, por isso, logo após um período determinado, a pessoa precisa ser vigilante para não voltar a engordar,ou seja,voltar aos “velhos hábitos” de costume. Então deve-seexistir uma preocupação maior e ter consciência, para que se obtenha o que deseja; como, por exemplo, perder peso e estar bem com sigo mesmo. Segundo Hingrid Quintes, formada em ed.física e chefe de cozinha de comida natural, para a alimentação ser eficiente é necessário que esteja acompanhada da prática da atividade física.A prática consiliada a alimentação minimiza a ocorrência de problemas futuros e, com isso, trazem uma melhor qualidade de vida para o ser humano.

Cuidar da saúde, sempre foi algo complexo e cheios de tabus;como a falsa noção de que cuidar da saúde é rechaçar todo tipo de gorduras. Para Hingrid Quintes é possível se alimentar de formas saudável e ao mesmo tempo se dar ao luxo de comer de tudo um pouco. “ Não se deve comer em excesso,é necessário um equilíbrio entre a alimentação e a atividade física. Até porque tudo demias faz mal a saúde. Devemos entender que existe uma tolerância entre não comer nada e comer em demasia.

Existem diversos aspectos sobre como comer saudavelmente, dentre eles, podemos citar a prática de levar a sua comida para os seus ambientes trivias. A grande dificuldade da pessoa manter uma vida regrada, é a sua consequente falta de tempo e organização, pois assim, acabam se alimentando com o que é mais prático.Para que se obtenha êxito nessa constância da alimentação é necessário a observância de algumas dicas como,por exemplo, a prática de armazenar frutas,folhas, legumes e de mante-los sempre limpos guardados em recipientes aceados. Segundo Hingrid Quintes existe a necessidade de se alimentar em intervalos curtos de tempo,por exemplo, de três em três horas.Para assim, evitar a comilança exagerada.

Como em qualquer atividade desempenhada pelo ser humano, a prática do exercício exige disciplina e constância para que os seus benefícios perdurem. Para Francisco Muniz, professor de ed.física, a regularidade é fundamental para que os benefícios da atividade física influenciem na vida diária da pessoa. “Não adianta a pessoa praticar atividade fisica uma vez no mês,começar a exercitar e não manter uma rotina.Dessa forma, os benefícios da atividade física não serão prolongados, se restringindo apenas aquele momento.”

Para o exercício da atividade física é necessário que se tome algumas preucações, como: buscar a assistência médica e de profissionais qualificados. A prática do exercício vem para auxiliar toda uma reeducação alimentar e, consequentemente, proporcionar ao ser humano o entendimento da importância do exercicio, como uma forma de manter uma vida saudável e menos tendenciosa a doenças, como: cardiovasculares e doenças referentes ao teor de açucar no sangue (diabetes), entre outras.

Por Daniel Sant'Anna e Bruna Geovanna :: UVA PASSA
           

Depoimento de alguém que lutou para se superar e mudar seus hábitos e estilo de vida: http://www.dicasdetreino.com.br/nao-faca-dieta-aprenda-a-fazer-uma-reeducacao-alimentar/

Segue algumas dicas simples e interessantes que podem facilitá-lo a ter uma rotina mais saudável, em meio a correria do dia-a-dia; http://focoemvidasaudavel.blogspot.com.br/2014/01/dicas-para-facilitar-sua-vida.html#.TWehfNjTp8E

Nenhum comentário:

Postar um comentário