sábado, 22 de março de 2014

Muito mais que uma aula de Circo


Em 11 anos de projeto, o CircoLo tem levado atividades sociais, educativas e culturais aos moradores de Armação dos Búzios.
Apresentação do espetáculo Diversidade, em 2012
 (Foto Ascom Búzios)

Idealizado no final de 2002, quando o então Secretário de Cultura de Armação dos Búzios, telefonou para a direção da Escola Nacional de Circo, solicitando professores capacitados para abrir uma Oficinade Circo na cidade, o projeto teve suas primeiras aulas já em abril de 2003.

No final de seu primeiro ano de atividades, o CircoLo levou à população buziana o seu primeiro espetáculo. Intitulado “Só”, o espetáculo foi apresentado por 36 alunos. Com o sucesso da primeira apresentação, o número de candidatos para o curso dobrou no ano seguinte, tornando necessária a abertura de novas turmas. Em 2005, com o notório crescimento do projeto, percebeu-se que, somente a criação de novas turmas não seria o suficiente para a demanda. Em busca de mais autonomia, a direção do projeto criou Associação Bem-Querer (ASBEMQ), que foi, por alguns anos, o suporte administrativo do projeto.


No ano seguinte, por falta de apoio, o projeto quase foi cancelado, porém, em uma aula de cidadania, alunos do curso e moradores da cidade foram para a rua em uma manifestação artística, intitulada “Movimento Vida Longa ao Circo Social”, por meio de abaixo assinado, que o circo voltasse a receber apoio. Com 4 mil assinaturas, a população alcançou o objetivo e o circo foi mantido na cidade.

Com o objetivo de dar mais oportunidade aos alunos veteranos do curso, os diretores do projeto decidiram criar a companhia “CircoLo de Criação”. Isso aconteceu em maio de 2007, ano no qual o CircoLo Social completava cinco anos. Desde então, a companhia tem participado de diferentes eventos,  dentro e fora da cidade, mas sempre lembrando que estão ali,   representando os frutos colhidos pelo projeto.
               
Sobre o Curso

De 2003 até os dias de hoje, escola já atendeu cerca de 2,5 mil alunos. A administração do projeto é feita por Antônio Pap e mais oito profissionais, dentre os quais quatro são professores formados pela Escola Nacional de Circo – única do tipo na América Latina - e pelo curso de Artes Cênicas da UNIRIO. 

Apresentação do espetáculo Diversidade, em 2012
 (Foto Ascom Búzios)
O circo é uma expressão artística, que parte da cultura popular e visa levar diversão e entretenimento aos espectadores. No CircoLo, “o principal objetivo   é a transformação social dos indivíduos enquanto cidadãos”, declarou em entrevista concedida a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Búzios, Marina Makhol, diretora cênica do projeto.

Em outra entrevista ao mesmo órgão, Antônio Pap, presidente da escola, citou a aluna Alma Dias Luz, que faleceu em 2012, mas que se tornou exemplo de mudança para os colegas e professores, segundo Pap, “ela se tornou disciplinada, com foco e cheia de projetos. Infelizmente, um problema de saúde interrompeu sua trajetória”.

O curso tem duração de nove meses, sendo três de preparação, três de iniciação nas acrobacias e três de treinos para as apresentações, que têm como característica a adição de técnicas circenses, em conjunto com elementos teatrais. Todos os números apresentados tem um fio condutor, temático ou estético, que dá sequencia lógica ao espetáculo. Os componentes cenográficos, cênicos e de figurino adquirem, assim, coerência.

Todos os anos, o espetáculo de fim de ano é apresentado na Praça Santos Dumont, no Centro da cidade e que em 2013 passaram a ser realizadas no Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves (INEFI), no bairro da Rasa.

Os espetáculos

Em 2005, o espetáculo de final de ano contou com a presença de profissionais da percussão, canto e teatro, que juntos prepararam o espetáculo “Paz-lha-só”, com um cortejo que saía antes do espetáculo para chamar seu público pelas ruas da cidade.

Entre os anos de 2008 e 2012, o CircoLo apresentou os espetáculos "Compaixão", “Saudade", "Presente", "O Amanhã" e "Diversidade" que marcaram a população e visitantes da, que sempre puderam contar com excelentes apresentações.

O espetáculo de 2013, intitulado “Alma”, além de falar sobre a essência do ser humano, que é a sua alma, tornou-se uma forma de homenagear a aluna que mostrou que era possível conseguir, através do circo, mudanças para a vida. Atraindo, assim como nos outros anos, um grande número de espectadores, que se emocionaram com a intensidade das apresentações.

Projeto Verão
A temporada de verão foi criada com o objetivo de manter a continuidade do CircoLo durante as férias escolares, evitando a ociosidade dos alunos durante a alta temporada: "O projeto dá às crianças e aos adolescentes a oportunidade de manterem a prática de uma atividade saudável", declarou Marina. O Projeto Verão do CircoLo acontece todos os anos, sempre com a reapresentação do espetáculo de conclusão do ano anterior.
Apresentação do espetáculo Diversidade, em 2012
 (Foto Ascom Búzios)

Mas que uma oficina, uma janela para outras oportunidades.
               
Em onze anos, a escola revelou diversos talentos: cerca de 20 alunos que começaram sua caminhada no CircoLo, estão hoje na Escola Nacional de Circo e, entre eles, dois se preparam para cursar uma especialização na Itália. 

Inscrições e inícios das aulas

As inscrições para o ProjetoCircoLo Social estão abertas desde a segunda-feira, dia 17 de março. O objetivo dos responsáveis pelo Projeto é dar ao máximo de alunos possíveis a oportunidade de se inscrever e participar das aulas de circo.

Este ano, as inscrições poderão ser realizadas nos bairros de José Gonçalves, no dia 17, em Cem Braças, no dia 18, na Rasa, nos dias 19 e 20 e no Centro nos dias 21 e 22 de março. Em todos os polos de inscrição, a matrícula poderá ser feita no período das 9h às 12h, e no período da tarde, das 14h às 17 horas. Em José Gonçalves e em Cem Braças, as inscrições deverão ser feitas nas sedes das Associações de Moradores dos bairros. Na Rasa, serão realizadas no INEFI e no Centro e proximidades, as matrículas poderão ser realizadas no Espaço Cultural CircoLo de Criação.

Pessoas de todas as idades podem participar do projeto e os interessados devem comparecer nestes locais, tendo em mãos a cópia da identidade e do comprovante de residência, autorização do responsável, declaração escolar e atestado médico, dizendo que o candidato está apto à prática de atividades físicas.  



Por Jaline Brito :: UVA PASSA


Nenhum comentário:

Postar um comentário