quinta-feira, 27 de março de 2014

O pássaro mais querido do momento

Flappy Bird reúne elementos simples, mas extremamente
viciantes . Foto: Divulgação
O mundo dos aplicativos para Smartphones está em alta: cada vez mais surgem fenômenos digitais disponíveis para o download das lojas online, tanto da Google, quanto da Apple. Dentre eles, um chamou atenção no último mês: o Flappy Bird, que foi tirado do ar de ambas as lojas.

Game de gráfico e jogabilidade simples, porém de extrema dificuldade, um cenário que lembra totalmente o clássico Super Mario World e um pássaro que mal sabe voar a ter que desviar-se daqueles clássicos canos verdes dos anos noventa. Esses foram os atributos que fizeram desse jogo um fenômeno mundial, que somente no mês de fevereiro, teve aproximadamente 50 milhões de downloads, gerando nada mais que 50 mil dólares por dia ao seu criador, o vietnamita Dong Nguyen.


Mesmo assim, com o Flappy Bird sendo o primeiro aplicativo entre os mais baixados de todo o mundo, Dong de repente o tirou do ar. Mas porque removê-lo se está fazendo tanto sucesso? Dong explicou em sua conta no Twitter com tom de mistério:

“Posso dizer que o Flappy Bird é um sucesso meu, mas também está arruinando minha vida simples. Então agora eu o odeio”, afirmou, também desmentindo os rumores de que estivessem ocorrendo problemas judiciais com o jogo.

Porém, tal movimento está sendo muito falado entre todos, jogadores ou não. Segundo Félix Barreto, publicitário especialista em marketing independente e jogador do game nas horas vagas, a fala do criador do jogo gera muitas possibilidades e interpretações devido à falta de explicações:

“Lançar um jogo que em uma semana te deixa com dinheiro suficiente pra viver vários anos sem salário e depois deletá-lo pode ser uma bela estratégia, pois logo lançará outro jogo, onde todos irão saber que é do criador do Flappy Bird, com isso, todos irão querer o jogo, com medo de ser deletado outra vez”.

Com tanta especulação, o caso ainda é uma incógnita. Vamos aguardar os próximos passos do jovem Dong para dizer se ele é apenas um jovem querendo se livrar do mundo midiático e viver sua vida tranquila ou simplesmente um novo mestre das ações de marketing.

Por Daniel Santanna :: UVA PASSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário