quinta-feira, 27 de março de 2014

Pontificado de Francisco completa um ano

Conhecido mundialmente por sua simplicidade e quebrar protocolos o Papa Francisco traz mudanças a Igreja Católica e conquista os jovens

Dilma recebe o Papa Francisco em sua primeira
 viagem internacional - Foto oglobo
O vaticano estava em “sede vacante”, período em que se inicia após renúncia de Bento XVI e durante o qual é feita a convocação do conclave e a eleição do seu sucessor. Foi aí que diversas mudanças começaram a atingir a história do catolicismo com o primeiro Papa latino-americano, o primeiro a escolher o nome de Francisco e o primeiro jesuíta a ser nomeado Papa.

A Igreja Católica e todo o mundo foram surpreendidos a cerca de um ano com duas noticias que abalaram a sua estrutura, o então Papa Bento XVI havia renunciado seu pontificado, surpreendendo a todos os fies e chefes de estado. Em toda a história da Igreja essa é a segunda vez que um pontífice toma esta decisão, o primeiro em mais de seis séculos foi o Papa Gregório XII (1406-1415).



Jovens da Paróquia de Cabo Frio se preparando
para a chegada dos ícones da JMJ Rio 2013 -
foto Walkiria Souza
Em um ano de pontificado, o papa Francisco vem transformando a imagem da Igreja católica, até então, devastada pelos escândalos com sua linguagem direta e simples. Segundo Marcos Azevedo, que coordenou a Semana Missionária na Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Cabo Frio, Francisco tem surpreendido a todos com sua simplicidade, - Em seu primeiro ano de pontificado, Francisco nos chamou a uma verdadeira e profunda reflexão sobre os valores que nos guiam. Seu exemplo é sua maior ferramenta de conversão.

As opiniões de Francisco tem rodado o mundo, com suas declarações sobre temas que são pouco abordados na Igreja Católica como as declarações a respeito de temas como o aborto e a homossexualidade. Em um de seus discursos feitos na quaresma, a declaração sobre a sociedade e o capitalismo ganhou destaque no portal de notícias G1.

“Pouco a pouco nos acostumamos a ouvir e a ver, através dos meios de comunicação, a crônica negra da sociedade contemporânea. O império do dinheiro, com seus efeitos demoníacos como as drogas, a corrupção, o tráfico de pessoas (incluindo de crianças), junto com a miséria material e moral são frequentes.” Papa Francisco em discurso aos fies.

A aluna de jornalismo Roberta Sampaio se considera agnóstica, contudo, ela afirma que gosta e se identifica com algumas atitudes do Papa Francisco, - Acho que ele tem uma visão muito moderna. Acredito ser um homem justo, que vai modernizar a igreja de acordo com os anos e até alguns pensamentos conservadores da igreja que precisam mudar.

A Jornada Mundial da Juventude que ocorreu em julho de 2013 vem trazendo seus efeitos e frutos para a Igreja desde então. Milhões de pessoas de todo o mundo se reuniram no Rio de Janeiro para celebrar a chegada do seu novo pontífice e a juventude católica. Apesar do grande número de visitantes e o grande movimento na Praia de Copacabana, os moradores entendiam e aprovaram a grande celebração da paz.
Jovens de todos os cantos peregrinaram durante uma semana em eventos voltados para o crescimento da fé e troca de experiência com Francisco que quebrou diversos protocolos durante o período em que esteve no Brasil confraternizando com seus fies em atitudes como a de utilizar seu papa-móvel sem os vidros blindados e acolhendo crianças para seu contato fraterno e carismático.

Peregrinos na Praia de Copacabana durante a JMJ Rio 2013
A missa de encerramento da JMJ contou com a presença de cerca de 3 milhões de pessoas espalhadas por toda a extensão da Praia de Copacabana no Rio de Janeiro. Os reflexos da chegada de Francisco ao Brasil têm despertado grande interesse e aproximação dos jovens a religião. 

“Acho que o que começou a chamar mais a minha atenção depois de ter participado da JMJ, foi o serviço na Igreja. Eu mesmo estava afastado e não ajudava mais nas pastorais da minha paróquia e depois de viver intensamente todos os momentos da Jornada eu voltei a servir ajudando na filmagem das missas na Pastoral da Comunicação.” disse Ivan Rui, paroquiano da Igreja Nossa Senhora da Assunção, Cabo Frio.

Inovador como Papa e chefe de estado, Francisco vem surpreendendo o mundo ao ensinar com simplicidade e humildade as formas de transformar o mundo e a fé com pequenas atitudes em apenas um ano.


Por Walkiria Sousa :: UVA PASSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário