domingo, 20 de abril de 2014

Chocólatras aproveitam a “deixa” da Páscoa para nutrir o vício

Conheça os benefícios e os riscos do consumo exagerado de chocolates. Em entrevista exclusiva, nutricionista afirma que consumir chocolate em excesso pode gerar inúmeras doenças causadas pelos altos níveis de açúcar no sangue. Você sabe o que é um chocólatra? Veja baixo.


Para quem é chocólatra, a Páscoa é mais um motivo para apreciar as delícias feitas à base de cacau e outros tantos ingredientes como frutas, castanhas, nozes, biscoitos, etc. É nessa época que os supermercados ficam abarrotados de atraentes ovos de chocolate. Mesmo sendo importante consumir com moderação, algumas pessoas não conseguem se controlar e acabam ingerindo este alimento em quantidades inadequadas a saúde, essas pessoas são chamadas de chocólatras.

Segundo a nutróloga Marcela Alves o número de chocólatras vem crescendo cada dia mais principalmente entre crianças e a adolescentes. Marcela comenta que o chocolate, se consumindo em quantidades moderadas, possui inúmeros benefícios para a saúde, pois contém um grande leque de nutrientes como manganês, potássio, magnésio, além das vitaminas A e C, assim como complexo B.

O chocolate amargo é mais benéfico afirma a nutricionista “O chocolate amargo possui teores maiores de cacau e menores de açúcar em relação aos chocolates ao leite, e por isso é menos nocivos a saúde.” Ele possui flavonóides, que reduzem o colesterol ruim LDL, elevam o bom HDL, que estimulam atividades cerebrais e tem efeito antioxidante sobre o sistema cardiovascular e circulatório, impedindo a deposição de gordura nas artérias.

O consumo de chocolates amargos é indicado por nutricionistas, cardiologistas e endocrinologistas porque é feito com grãos de cacau torrado sem adição de leite. E não é mito o fato de que essa delícia proporciona uma sensação de bem-estar depois de ingerido. De acordo com a nutricionista Marcela quando comemos um pedaço de chocolate o nosso organismo libera a serotonina, um neurotransmisssor responsável pela sensação de satisfação,que acaba com o mau humor.Mais a nutricionista alerta que a porcentagem de chocolate consumido deve ser sempre observada em razão da quantidade de gordura que o alimento possui por isso ele não deve ser consumido com exagero.

Os melhores são aqueles que tem no mínimo 50% de cacau os chamados amargos e meio amargos.” O chocolate em excesso pode sim trazer problemas para o organismo. O desenvolvimento de doenças vai de acordo com cada organismos, variando de pessoa para pessoa. Dentre alguns problemas que o excesso de chocolate (principalmente o chocolate ao leite) pode causar no organismo destaco o poder de elevar a glicose sanguínea, que é o nível de açúcar no sangue, podendo desencadear até mesmo um quadro de diabetes mellitus do tipo 2.”

Por: Letícia Silva :: UVA PASSA

Leia Mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário