quinta-feira, 8 de maio de 2014

Arraial do Cabo: a Capital do Mergulho, perante a lei


Arraial chama atenção pela variedade da fauna e flora
marinhas . Foto: Shirlei Garcia

“Caribe Brasileiro”, “Melhor só o céu”, “Paraíso”. Essas foram apenas algumas das denominações já utilizadas para representar Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, ao longo dos anos. Conhecida por suas praias de areias brancas e águas cristalinas, a cidade é alvo constante do turismo nacional e internacional. Por conta disso, o município, que já era conhecido como “A capital do mergulho”, agora se tornou de maneira oficial. No mês passado, o projeto foi assinado pelo atual governador, Luiz Fernando de Souza, o Pezão, e publicado no Diário Oficial, tendo como fundamentação a lei n° 6754. 


“Arraial é muito mais do que a Capital do Mergulho, pois tem muitos atrativos. A atividade atrai um turista diferenciado, que vem aproveitar as belezas naturais e usa os serviços de hotelaria e gastronomia. Essa lei é só a confirmação do que nós e muitos mergulhadores já tínhamos constatado. A denominação faz com que Arraial do Cabo chegue a lugares distantes na divulgação.” explica o secretário municipal de turismo, Marco Simas, acrescentando ainda que o título não foi uma surpresa, visto que muitos mergulhadores têm a cidade como point, já que os mares da mesma, sua fauna e flora abundante tornam possível a prática do esporte. 

Somando este aspecto às águas frias, com temperaturas que variam de 12° a 26°C -provocadas pelo fenômeno da ressurgência, correntes de águas vindas das Malvinas, que trazem nutrientes que são a base da cadeia alimentar do local -, encontramos um espetáculo da vida marinha, que transforma a cidade pacata num ambiente com cerca de 200 pontos de mergulho, muitos naufrágios catalogados e o mais importante: uma visibilidade incrível devido à transparência da água. 
Mergulhadores são seduzidos pelas águas cristalinas do litoral do município . Foto: Jorge Porto

 Diariamente, centenas de turistas de várias cidades do país e do exterior mergulham no mar cabista, que são servidos por 13 operadoras que oferecem os mais variados cursos. O “batismo” é um dos mais procurados por aqueles que querem ter pela primeira vez a experiência de se sentir como um peixe.  Ele funciona como um programa de iniciação no mundo subaquático, seguindo todas as regras de segurança, com instrutores experientes, embarcações e materiais próprios. Tudo para garantir momentos inesquecíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário