![]() |
Foto ASCOM Búzios |
Neste mês de março, entre os dias 10 e
16, aconteceram os trabalhos de divulgação do Destino Búzios
através de feiras nacionais e internacionas de turismo promovidos pela
Prefeitura da cidade em parceria com a Turisrio e a EMBRATUR. O balneário
esteve presente na feira Cruise Shipping em Miami entre os dias 10 e 13 e março
e na Bolsa de Turismo de Lisboa, a BTL, em Lisboa e contou com a participação do Secretário de Turismo, José Márcio Moreira dos
Santos, o Secretário-Adjunto de Turismo, Anderson Akel e o Coordenador de
Eventos, Alex Cruz, representando o prefeito de Búzios Dr. André Granado. Nas
duas feiras, o balneário contou com uma mesa de negócios no estande da
EMBRATUR, com o objetivo de estimular a visita de americanos e europeus à Búzios.
A Feira de Turismo tem
como foco os navios cruzeiros, partindo do princípio que Búzios é uma das
principais rotas marítimas do mundo. O subsecretário de Turismo da cidade,
Anderson Akel comenta que o balneário ainda está em preparo para cumprir as exigências
do público internacional, já que nunca houve um aprofundamento das necessidades
dos mesmos. “Não havia pesquisa de campo para entender as necessidades do
público do exterior, agora há uma forte pesquisa de campo e estamos em preparo
para recebê-los”, afirma.
Akel ressalta o atual
apoio da prefeitura ao turismo local. “A população do município precisa manter
o turismo em evidência e, antes, só o comércio privado tinha acesso a esses visitantes.
Hoje, há apoio público”.
O Búzios Convention & Visitors Bureau - BCVB é uma Associação sem fins lucrativos que busca ampliar o
volume de negócios e o mercado de consumo na cidade, por meio da atividade
turística, conta com serviços de estadia, locomoção, gastronomia e muito mais.
Por estar diretamente ligado a esse cenário, o Búzios Convention Bureau sempre
marca presença nas feiras de turismo. Em fevereiro estiveram na FITUR de Madrid
e na BTL de Lisboa, na próxima semana estará na BNTM, que acontece em Recife.
Cristiano Marques, diretor executivo do Búzios Convention Bureau, comenta qual
o saldo positivo dessas feiras principalmente em ano de Copa do Mundo no
Brasil.
"A participação em
feiras de turismo estratégicas são de extrema importância para a promoção do
destino e produtos turísticos (estabelecimentos e equipamentos). Normalmente,
nas feiras de turismo, encontramos os profissionais, os agentes de viagem,
operadores, jornalistas e representantes que poucas que pouca oportunidade tem
de viajar e conhecer os destinos turísticos, onde é possível dirimir dúvidas e
trocar informações a cerca das novidades. É uma forma de atualizar as
informações e até de fazer negócios, não só para a Copa do Mundo, mas para o
ano inteiro."
Há algumas semanas
atrás, com sintomas de enjoo, queimação nas vias respiratórias e
ardência nos olhos, cerca de 60 banhistas foram parar no hospital municipal de
Búzios, após entrarem no mar da Praia da Tartaruga nos dias 20 e 21 de
fevereiro. A praia foi interditada sob suspeita de intoxicação durante contato
com o mar, após relatos feitos por moradores da existência de uma mancha
amarela, possivelmente conseqüência de impurezas despejadas por navios.
Em nota
oficial, o Inea, o Instituto Estadual do Ambiente, afirmou que não havia
substâncias tóxicas no mar do balneário, e que a praia estava apta para
banhistas. O incidente preocupou o comércio local e a gestão pública, que temia
que a imagem da cidade fosse prejudicada. Cristiano Marques comentou o
ocorrido. “Sem dúvida alguma, essas manchetes prejudicam todo ot rabalho e
esforço que fazemos para promover o destino e atrair turismo para a cidade. Mas
não acredito que tenha manchado a imagem da cidade.”
Por Michelle Mattos :: UVA PASSA
[Fazer
link com minha matéria anterior sobre a mancha do mar de Búzios em parceria com
a Letícia.]
Nenhum comentário:
Postar um comentário