terça-feira, 25 de março de 2014

Espaço Cultural resgata história de Arraial do Cabo

Antiga casa de poeta se transforma em um espaço vivo e acolhedor que reúne literatura e histórias

Foto Arquivo Espaço Cultural Arraial do Cabo 
Espaço Cultural que objetiva o resgate da cultura cambista, a Casa da Poesia, que antigamente era a residência do poeta Victorino Careço, ganhou vida em 2007 e trouxe à tona as memórias e o legado poético deixado por Carriço. Há sete anos, o local que fica à sombra da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, na Praia dos Anjos, é uma inspiração para todos que gostam de poesia e de uma boa literatura. Na casa é possível “viajar” entre os livros, bater um bom papo, tomar um café e viver na pele todo encantamento que a poesia oferece.


O espaço foi idealizado pelo sociólogo Paulo Ribeiro, que por cinco anos alugou a casa do poeta, quando ainda era residência. Paulo sempre foi amigo da família Carriço e propôs que o ambiente fosse imortalizado pelo espírito artístico que envolve o local. “A Casa da Poesia é um espaço voltado para a cultura, poesia, a literatura e escultura (artes plásticas em geral), temos ainda uma discoteca e Cds com filmes a disposição do público, e estamos preparando um cine clube. A casa tem cinco cômodos e procuramos dividi-los harmonicamente, mantendo um clima bem aconchegante” Explicou Paulo em entrevista para o jornal Gazeta Regional em 2007.

Foto Arquivo Espaço Cultural Arraial do Cabo
A velha casa do poeta é um espaço vivo e acolhedor. Está aberta ao público, a casa recebe a visita de membros da comunidade, estudantes, professores, artistas locais, poetas e quem quiser apreciar um bom livro. A família do poeta participa ativamente, seja em encontros ou divulgações. Entre os netos do artista, dois são bem conhecidos na região: Junior Carriço, músico e Fernanda Carriço, jornalista.  Fernanda dá total apoio ao espaço e fala com carinho sobre o lugar, reservado para cultura que embala a memória de seu avô. “É uma alegria poder ver a casa em que crescemos sempre cercada de música e poesia, perpetuando o que caracteriza a nossa essência: a cultura” disse Fernanda com emoção relembrando o passado. A mãe da jornalista, Ercilia Carriço, também é muito feliz com a representatividade da antiga casa de seu pai. “A casa da poesia é importante para resgatar não só a memória do meu pai, mas para difundir a memória de Arraial do Cabo de uma forma geral” afirmou Ercilia.

No local acontecem alguns projetos:

Rodas de Leitura de Contos – Reúne grupos interessados em ler em voz alta contos e crônicas; trazendo comentários interpretativos sobre os temas abordados.

Rodas de Leitura de Poesias – Aborda temas como “poesia do mar”,” poesias de verão “ amores e paixões”

Rodas de “Causos” – Histórias de vida dos moradores de Arraial do Cabo. Troca de cultura de escritores, artistas plásticos, artesãos da cidade.

 Roda de músicas – saraus, chorinhos

Oficina de Escrita – Espaço de criação. Reúne grupos em atividade de produção de textos.


Na casa, também acontecia a Semana da Poesia onde artistas locais faziam a exposição de suas obras. A semana contava ainda com encontro de corais, oficinas de jongo, oficinas de dança, noite dos escritores e reuniões em frente ao local com música ao vivo. Os visitantes se distraiam ao som do músico Junior Careço.

Por Maria Antônia Casarões :: UVA PASSA






Nenhum comentário:

Postar um comentário