segunda-feira, 31 de março de 2014

Vocação interrompida pelo golpe de 64

Deputado Wilson Mendes - Foto José Corrêa
Nomeação da ponte Deputado Wilson Mendes sobre o Canal do Itajuru em 2006 homenageia sua história política

No ano de 1969, durante o mandato como Deputado Estadual, Wilson Mendes teve seus direitos políticos cassados pelo AI-5 do governo militar referentes ao golpe de 64 que interrompeu por dez anos a vida política do então deputado.

Tudo aconteceu a partir da acusação do ex-prefeito de Cabo Frio, Antônio Castro em 1964. A acusação feita pelo ex-prefeito em depoimento à Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia apontava Wilson Mendes como líder da ocupação de pontos estratégicos de Cabo Frio em reação ao golpe de 64, cujo depoimento foi determinante para a perda do mandato do mesmo.


Durante o ápice da revolução, o serviço de informação do governo enviou para a cidade de Cabo Frio, três agentes que tinham estreitos contatos com o prefeito da época. O relatório desses agentes concluiu então que havia um grupo de agitadores e comunistas liderados por Wilson Mendes. No livro do escritor José Corrêa, A Longa Marcha, Wilson afirma que as acusações do ex-prefeito foram intencionais, com o objetivo de prejudicar a sua vida política por ser o único político da cidade com os direitos cassados, deixando Antônio Castro sem seu maior adversário, que em ultima eleição havia o derrotado por 51 votos.

Trecho retirado do livro: “Antônio Castro declarou no seu depoimento que eu liderei a ‘tomada da Rádio, tomada do serviço de alto-falantes, tomada do hospital’, seguindo se outras, como ‘tomada dos clubes, de todas as viaturas da Prefeitura’, concluindo com o ‘toma tudo, cuja proposta foi do Sr. Walter Trindade’”, disse o deputado cassado ao escritor do livro em depoimento.
Santinho de campanha
para prefeito 1962
foto José Corrêa

Nascido em São Pedro da Aldeia, no dia 18 de março de 1925,Wilson Mendes foi um grande líder político em Cabo Frio, e um dos fundadores do PTB no ano de 1945.  Sua iniciação politica se deus através de seu pai, que foi vereador na cidade de São Pedro da Aldeia.

Wilson lutou em busca de melhorias para a classe trabalhadora, conquistando sua candidatura em 1962. Contribuiu para a cidade com a instalação de rede de energia elétrica no bairro de Nova Brasília, em Cabo Frio e conquistou subvenções e verbas para o Hospital Santa Isabel, em Cabo Frio e para o Hospital das Missões, em São Pedro D’Aldeia. Construiu postos de saúde em toda a Região dos Lagos, além de providenciar a reabertura do Posto de Saúde de São Vicente de Paula, em Araruama. Clubes, escolas, teatro amador e entidades diversas foram beneficiados por recursos públicos, através da sua iniciativa. Wilson Mendes faleceu no dia 21 de março de 1994.

O reconhecimento a Wilson Mendes esta estampado na história do povo e nos livros cabofrienses. A homenagem pela sua vida política veio em 2006, quando o deputado Paulo Melo implantou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado, a nomeação da ponte sobre o canal do Itajuru no município de Cabo Frio como ponte Deputado Wilson Mendes.

Por Walkiria Souza e Niedja Ribeiro :: UVA PASSA

Fontes: A longa Marcha, A dominação política da oposição em Cabo Frio após o golpe de 1964. José Baptista Corrêa, 2007, Jornal de Sábado

Link do projeto de lei


Nenhum comentário:

Postar um comentário